Ex-vice-prefeito de Apuí é preso durante operação da Polícia Federal e Ibama 5y5c1j
Agentes cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão no interior do Amazonas. — Foto: Divulgação/PF 3s2b8
Suspeito, que não teve o nome divulgado, teria movimentado altas quantias de dinheiro e causado prejuízo de R$ 19 milhões por crimes ambientais. Operação ocorreu na manhã desta quarta-feira (12).
A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, deflagrou nesta quarta-feira (12) a Operação Máscara Rural, em Apuí, no interior do Amazonas, que resultou na prisão preventiva de um ex-vice-prefeito do município pelos crimes de desmatamento, invasão de terras da União e lavagem de dinheiro. Os agentes também cumpriram dois mandados de busca e apreensão.
A investigação teve início após o cruzamento de dados feito pela inteligência da PF apontar que o investigado, que não teve o nome divulgado, teria movimentado altas quantias de dinheiro, bem acima da sua capacidade financeira.
Foram identificadas supostas transferências de valores a pessoas físicas e jurídicas, cujas atividades não justificariam a movimentação financeira. Também foram encontrados registros de:
Saques e depósitos sem identificação de origem
Valores fracionados
Operações com pessoas suspeitas
Supostas movimentações de altos valores sem justificativa de atividade.
Desmatamento intenso
Imagens de satélites obtidas pela PF apontaram que um imóvel rural do ex-vice-prefeito de Apuí ou por um processo de desmatamento intenso, em agosto de 2024, causando um dano ambiental acima de R$ 19 milhões. O tamanho total da área prejudicada não foi informado.
Além do cumprimento dos mandados judiciais, serão sequestrados bens correspondentes ao valor do prejuízo ambiental estimado.
O g1 pediu o posicionamento da Prefeitura de Apuí sobre o caso, mas até a atualização mais recente desta reportagem não houve resposta.
Fonte: g1 AM e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 13/03/2025/14:40:24
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, ou pelo canal uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para ar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique nos links abaixo siga nossas redes sociais:
Apenas os es do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:[email protected].
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.diariodomt.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]