Conflitos em Jacareacanga são encerrados após acordo 5bk47
Segup informou que órgãos de segurança ainda estão na cidade (Foto:Divulgação)
Garimpeiros, indígenas e órgãos do Governo Federal entraram em confronto durante a Operação “Mundurukânia”, que visa combater garimpos clandestinos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou, na noite desta quinta-feira (27), que os conflitos entre indígenas, garimpeiros e órgãos do Governo Federal no município de Jacareacanga, sudoeste paraense, foram encerrados. Segundo a Segup, um compromisso foi firmado e as forças federais deixaram a cidade durante a tarde.
Ainda de acordo com a Segup, um veículo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) tombou na estrada, e um caminhão tanque deu defeito, enquanto se deslocavam da região. Um carro prancha foi acionado para fazer o reboque.
“Estão na cidade policiais militares do Grupamento Tático Operacional (GTO), do Comando de Policiamento Regional, com sede em Itaituba para somar ao efetivo local a fim de garantir a segurança na cidade”, disse o órgão, em nota.
Operação “Mundurukânia”
Os veículos estavam a serviço da Operação “Mundurukânia”, da Polícia Federal, com apoio da PRF e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que visa combater garimpos clandestinos nas terras indígenas Munduruku e Sai Cinza, no município do sudeste paraense.
A operação foi deflagrada nesta terça-feira (25), pela Polícia Federal, e as represálias foram realizadas nesta quarta-feira (26) por garimpeiros da região. Em um comunicado, a Segup informou que “as forças de segurança que participavam da ação foram surpreendidas por um grupo de garimpeiros, que iniciou um protesto contra a operação de proteção das terras indígenas”.
Por:Redação Integrada
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.diariodomt.com e-mail:[email protected]/ou e-mail: [email protected]