Caminhos para superar o suicídio entre os jovens brasileiros 1m4o1v
Muito tem se discutido sobre a principal causa que leva os jovens ao suicídio. Ao contrário do que se pensa, o ato de alguém tirar a vida é reflexo de um conjunto de motivos que devem ser analisados para que haja a superação desse problema.
Segundo estudos, o número de jovens que são acometidos por esse mal no Brasil cresce a cada dia mais, isso porque a juventude é uma fase turbulenta, assim, não é raro sentirem-se desprotegidos, tristes, com medo e aflitos pelas situações do cotidiano.
Em consequência disso, a frequência desses sentimentos pode causar diversos danos à saúde mental do indivíduo, trazendo a tona um conjunto de doenças como TAG (transtorno de ansiedade generalizada), depressão, bipolaridade e entre outros transtornos mentais, apontados por pesquisadores da área como um “gatilho” para o suicídio.
Dessa forma, são necessárias medidas para resolver a essa problemática cabe a participação e ação do governo por meio do Ministério dos Direitos Humanos, prom
ovendo auxílio de forma anônima as pessoas em situação de risco. Além disso, é dever do Ministério da Educação e Cultura desenvolver campanhas em prol a participação dos pais no meio escolar com palestras voltadas aos comportamentos suicidas. É também imprescindível, mais investimentos para que haja a presença de psicólogos dentro dos campos educacionais, de modo contínuo, com ações de prevenção e combate ao suicídio.
Por: Aluna Giovanna Lyssa Lima Amorim
Colégio Redentor
Diretora: Cristiane Caldeira Boaventura
Professora: Pamela Reis
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: folhadoprogresso-br.diariodomt.com E-mail:[email protected] e/ou e-mail: [email protected]